A Fragilidade Dos Relacionamentos no Mundo Digital

Mundo Digital Reino e SacerdoteVivemos em um mundo globalizado e conectado. Conversamos sem conversar. Encontramos sem encontrar. Falamos sem tocar. Nossas amizades estão se tornando cada vez mais digitais e intangíveis. Temos perdido o passar tempo junto. Perdemos o antigo costume de nos sentar juntos aos fins de semana para simplesmente curtir o por do sol ou desfrutar de um tempo gostoso de conversas e alegria em baixo da sombra de uma árvore.

É engraçado eu estar refletindo sobre isso, pois como muitos que me conhecem já sabem que eu tanto trabalho como me divirto através da internet. Utilizo esse ambiente como um meio de cumprir o que acredito que fui chamado para fazer. Na verdade muito do que tenho tentado construir e desenvolver tem a base no marketing digital, na cultura digital, no próprio ambiente da internet, porém estou sendo levado a refletir sobre algo que infelizmente a internet ainda não pode substituir, e acredito que nunca irá substituir que é o um abraço apertado em um amigo querido, ou um tempo sentado em frente ao mar, um mergulho em um rio ou em uma cachoeira.  Desligar, desconectar são palavras que muitas vezes não fazem parte do meu vocabulário.

Percebo também que as amizades digitais são tratadas com uma fragilidade e volatilidade muito grande. Com um clique nós bloqueamos um “amigo”, excluímos do nosso perfil no Facebook, aparecemos off-line no Skype ou simplesmente não respondemos.

Não somos obrigados a interagir com quem não queremos por isso começamos a construir ao redor de nós uma fortaleza. Onde só me relaciono com quem gosta das mesmas coisas que eu isso acaba nos emburrecendo, pois afinal de contas é na diversidade que encontramos a criatividade é com a diversidade que podemos refletir, enxergar por outros ângulos.

Mundo digital as redes sociais Acho muito boa a oportunidade que a internet nos dá de encontrar e aproximar pessoas com os mesmos gostos que os nossos e nos relacionar com elas. O que critico é o fato de criarmos ao redor de nós essa casca que impede o relacionamento com aqueles que são diferentes e fato de tratarmos essas amizades, ou melhor, contatos de forma tão superficial.

Veja uma prova dessa fragilidade dos relacionamentos da internet nesse case de marketing digital.

Minha recomendação é que possamos desfrutar do ambiente da internet com o que ele tem de melhor a nos oferecer. Espero que não fiquemos fechados ou presos pelos nossos conceitos, mas possamos entender e refletir com base em uma cosmovisão bíblica. Devemos estar abertos a refletir sobre os diversos pontos de vista e construir amizades verdadeira que se estendam além do ambiente digital.

Importante lembrar que existem valores e princípios que são absolutos e estes são a base onde todo o pensamento e diversidade de pontos de vista precisam ser tratados e julgados.

Que possamos desfrutar mais da natureza e da vida, mesmo sem desconectar.

No amor de Jesus,

Pedro Quintanilha ><>

Anúncios

2 respostas em “A Fragilidade Dos Relacionamentos no Mundo Digital

  1. O mundo digital jamais suprirá a necessidade do outro na questão dos cinco sentidos fundamentais: VISÃO – AUDIÇÃO – PALADAR – OLFATO – TATO. Até que em parte temos que admitir que supre, na visão e audição, mas o cheiro de um cafezinho expresso, o sabor de uma picanha suculenta e o abraço num amigo, isso não tem preço. Pedro que você não perca o relacionamento pessoal, a amizade sincera, o falar a verdade olhando no olho. Isso traz cura e vida para sempre.
    Um beijo do seu amigo que te ama, que olha no teu olho, que te escuta, que come contigo, cheira o teu cheiro e te toca com carinho. Seu pai…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s