Ai, Ai, Ai não seja como o povo de Ai

Essa é uma reflexão com base nos capítulos 7 e 8 do livro de Josué. Se você não leu recomendo a leitura deles, só clicar em Capítulo 7 e Capítulo 8.

Vamos lá, Após Josué e o povo de Deus invadir Jericó e ter uma vitória espetacular. O povo de Israel sobe contra a cidade de Ai que era um povo bem menor que eles. Israel perde, mas perde feio.  São enxotados da cidade, postos em fuga. Por causa do pecado de Acã o povo perdeu essa batalha. Depois que se arrependeram montaram uma nova estratégia, voltaram e venceram o povo de Ai.

Sempre li esse texto com base no pensamento do povo de Israel sendo vitorioso sobre o povo de Ai. Porém hoje pela manhã comecei a refletir sobre a posição do povo de Ai em relação a esta guerra. Fato é que o povo de Israel era muito maior do que o povo de Ai, inclusive as escrituras deixam isso claro no relato da primeira batalha. Apesar de maior número e maior força do povo de Israel, o exército de Ai consegue vencer a primeira batalha.

Na minha opinião isso trouxe uma confiança exagerada para este povo, pois afinal de contas eles derrotaram e botaram para correr o exército de Israel.

Na segunda batalha o povo de Ai entra na luta com aquele sentimento de já ganhei. Acredito que isso fez com que eles não analisassem todos os pontos da situação que eles se encontravam, o povo de Israel arma uma emboscada para eles, remontam exatamente o mesmo cenário da primeira batalha. Como o povo de Ai já tinha passado por aquela situação e vencido, eles seguem os guerreiros de Israel e deixam sua cidade desprotegida. Então outra parte do exército de Israel que estava escondida invade e incendeia a cidade, dominando o território.

Muitas vezes somos como o povo de Ai, após vencermos alguma batalha nos enchemos de confiança e arrogância, quando vemos algo parecido a nossa frente nos lembramos daquela situação de vitória anterior. Aquele sentimento de já ganhei invade nosso ser e acabamos perdendo esta nova batalha por conta do sentimento da última vitória.

A derrota do povo de Ai nos ensina a enxergar cada batalha como única e que cada desafio deve ser tratado de forma séria, sem orgulho ou arrogância pelas vitórias passadas.

Espero que  durante os desafios e lutas que você encontrar pela frente, você se lembre do povo de Ai que se vangloriou e acabou gritando ai, ai, ai…

Sua atitude de arrogância e soberba pode custar um território que você lutou muito para conquistar.

Pense nisso.  Gostou? Comenta aí. Quero saber sua opinião.

No amor de Jesus,

Pedro Quintanilha ><>

Anúncios

6 respostas em “Ai, Ai, Ai não seja como o povo de Ai

  1. Filho,amado ,eterno filho….
    Nossa….como Deus falou ao meu coração através de ti ,nesta manhã!!!
    Que Deus te abençoe sempre e sempre com palavras pastorais!!!

    Excesso de confiança é o abismo que nos lançamos….a humildade nos faz ser prudentes e com pés vigilantes acompanhar a batalha e suas pequenas diferenças…..
    Te amo.Obrigada por esta palavra do coração de DEUS!!!
    Bjs

    • Que bom que pude ser usado por Deus para comunicar algo para edificar sua vida, fico muito feliz com isso. Te amo querida mamae Santos. Que o Senhor siga abençoando e iluminando o seu caminho um beijo grande.

  2. Um dos sentimentos que Deus abomina é a soberba, que é definido como orgulho, arrogância, presunção… Enfim, acredito que na maioria das vezes erramos por deixar este sentimento adentrar em nós, o que nos leva a cair, como foi o caso do povo de Ai.

    • Sem dúvida. A soberba faz com que sejamos resistidos por Deus e isso é a pior coisa que pode nos acontecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s