Preparando o Caminho Através do Exemplo

Ml 4.6 “Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. “

O Contexto do Livro de Malaquias: Tempo pós exílico onde o povo estava em decadência espiritual, Malaquias se levanta profetiza com o propósito de levantar o povo da sua decadência e imoralidade ele deixa registradas também profecias que dizem respeito a primeira e segunda vinda do Messias.

– O que é converter o coração dos pais aos filhos?

Converter fala de mudar o caminho.

Os corações dos pais precisam se voltar para os filhos e dos filhos para os pais. Note que o coração dos filhos se voltarem para os pais vem em segundo lugar, ou seja primeiro o coração dos pais precisa se voltar para os filhos a consequência disso é o coração dos filhos se voltarem para os pais.

É dever dos pais se voltarem para os seus filhos pois são os pais que possuem autoridade direta de Deus sobre a vida dos filhos e são eles que comunicam aos filhos os atributos e a identidade de Deus.

Se isso não acontecer Deus disse que feriria a terra com maldição, que maldição é essa?

Palavra (Kjérem ou Cherem) no Hebraico : Como fechar de uma rede. relacionada a condenação, destruição total.

O Texto de Malaquias se cumpre em parte na vida de João Batista pois o antigo testamento são figuras ou sombras do que haveria de vir segundo Hb10.1

– Esse texto se cumpre em parte na vida de João Batista “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”. Lc 1.17

Outra aplicação que podemos fazer desse texto é que ele deve se cumprir na vida da igreja pois assim como João, o Batista preparou o caminho para a primeira vinda de Jesus, nós como igreja temo o dever de preparar o caminho para sua segunda vinda.

O que é preparar o caminho?

Preparar o caminho é viver antecipadamente aquilo que se vai viver depois.

Ex: Nóe viveu antes do dilúvio viveu com uma mentalidade que era para se viver depois do dilúvio. Moisés viveu 40 anos no deserto antes de levar o povo a peregrinar por mais 40 anos no deserto.

Como isso pode ser prático pra nós:

Os pais precisam viver e ser exemplo para os seus filhos se quiserem que eles vivam a vida de Jesus. Eles tem que viver a vida de Jesus e a partir do que eles veem nos pais assim terão um modelo para reproduzir. Como Jesus fez com seus discípulos. Ele através do exemplo de vida ensinou. Mesmo sem palavras ele ensinava pois a vida dele era o próprio ensino.

Os filhos podem não ouvir o que os pais falam mas eles vêm o que eles fazem.

Um exemplo meu: Certa vez vi meu pai de joelhos orando no sofá de nossa casa eu passei por ele e senti um grande desejo de orar e me relacionar mais intimamente com Deus. Meu pai nem sabia que eu o tinha visto. Ele não precisou falar nada, não precisou me mandar orar ou buscar Deus, o fato de ele buscar Deus em oração falou ao meu coração mais do que qualquer palavra.

– A figura do pai comunica para o filho Deus como Pai:

O pai comunica a identidade, autoridade para o filho.

Os filhos que tem dificuldade de ver Deus como Pai geralmente tem um relacionamento ruim ou distante com seu pai.

– A figura da mão comunica para o filho o Espírito Santo

O Espirito Santo apesar de não ter sexo possui características muito similares as da mãe

Consolador, Conselheiro, Aquele que Convence, (Jo 14.16,26; 15.26) Ele se intristece (possui emoções)(Ef.4.30), Intercede por nós Rm8.26,27.

Geralmente filhos que tem dificuldade de se relacionar com Espírito Santo este não teve um bom relacionamento com sua mãe.

A responsabilidade dos pais é muito grande, pois eles foram escolhidos por Deus para formar nos seus filhos a identidade de Deus. Isso será mais um passo em direção ao caminho que necessita ser preparado para que o Senhor venha.

No amor de Jesus,

Pedro Quintanilha ><>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s