DNA do Corpo de Cristo

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”  Rm 8.28,29

“ A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo  e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.” Ef. 3. 8-12

Nossa parte no propósito eterno está diretamente relacionada à posição e condição que Cristo por meio do seu sacrifício e ressurreição conquistou para nós e nossa atitude de contínua busca com perseverança para sermos formados segundo o caráter de Cristo. Para que isso aconteça existem condições a qual devemos nos submeter.

1° Nos render ao Senhorio de Jesus.

“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” At 2.21

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” At 2.36

Para recebermos Jesus como salvador ele precisa antes ser nosso Senhor isso implica em arrependimento, batismo e receber o espírito santo (At 2.38)

2° Fazer a vontade de Deus, ou seja, obedecer aos Seus mandamentos.

“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” Lc 6.46,47

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mt 7.21

Sem ser reducionista (pois Jesus não o era) podemos ver que Jesus resumiu os mandamentos.  Ele nos deu uma base que por meio da simplicidade e prática resumiu não só a lei e os profetas como a sua doutrina.  Precisamos então descobrir quais são estes mandamentos mais importantes para vivê-los e ensiná-los.

É ai que entramos no que podemos chamar de o DNA do corpo de Cristo.

O DNA é nosso código genético, ele está presente em cada célula do nosso corpo, o DNA é o que diz quem nós somos, no corpo de Cristo não é diferente.

Descrição Científica: “O DNA (ácido desoxirribonucléico) é a parte mais importante de cada célula. Ele contém informações vitais que passam de uma geração à outra. O DNA coordena sua fabricação, assim como a de outros componentes das células, como as proteínas. Pequenas alterações do DNA podem ter conseqüências graves, e a sua destruição leva à morte celular.” Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/dna1.htm

O DNA do corpo de Cristo pode ser enxergado assim:

– Divina Verdade = O grande mandamento:

“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tu alma e de todo o teu entendimento.” Mt 22.37,38

– Nutrição de Relacionamentos = O segundo grande mandamento e o novo mandamento.

“O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt22.39)

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13.34,35)

– Apostolicidade da Missão = A grande comissão

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.18-20)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. “ (Mc 16.15)

Este padrão de ensino possui 3 conselhos referentes a Fé, Amor, Esperança a qual Paulo o apóstolo usou algumas vezes.

Ou seja:

A é nossa resposta a verdade.

O Amor é nossa resposta aos relacionamentos.

A Esperança é nossa resposta a missão.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1co13.13)

“Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho…” (cl1.3-5)

…recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.”  (1Ts1.3)

Esse é o DNA do Corpo de Cristo que possamos ser diligentes em guardar estes mandamentos em nossos corações através da pratica deles em nossas vidas. Gostaria de lembrar que não devemos desmenbrar, subtrair ou acrescentar nada ao DNA, pois se fizermos isso teremos anomalias, vemos algumas dessas anomalias retratadas na inoperância do Corpo em algumas regiões, a respeito disso não falaremos agora, cabe a nós guardarmos estas verdades e como já disse buscar dia a dia colocá-las em prática em nossas vidas.

Em Cristo,

Pedro Quintanilha ><>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s