A divisão está no coração

 coracao_partido

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e que como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também  sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós somos; eu neles, e tu em mim a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”(Jo 17; 20-23)

 

Temos falado muito neste tempo acerca da unidade da igreja, sobre relacionamentos fortes que fazem à diferença, mas uma coisa tem me incomodado e tenho sentido do Senhor de compartilhar com os irmãos, através deste artigo algo que creio ser de edificação para nós, a igreja do Senhor Jesus nesta terra.

 

Quando fui confrontado pela a palavra do Reino em minha vida, comecei a criticar e ver com maus olhos o sistema denominacional. Creio que de certa forma isso foi algo natural pois quando recebemos uma palavra nova tendemos a recusar o que vivíamos anteriormente, mas como toda história tem seus dois lados, eu fui ver como que o lado adenominacional agia e notei uma semelhança muito grande com o modo de agir das denominações, mesmo com discurso sendo outro.

 

Congrego na Metodista Central em Cabo Frio, por crer na visão da Igreja local, da igreja que se reúne em Cabo Frio, comecei a buscar estar com outros irmãos, de outras denominações e com os adenominacionas chamados de igreja da cidade que possuem um discurso anti-denominacional. Um terceiro grupo que tem me abençoado muito e me ajudou a enxergar que existe um equilíbrio entre estas duas vertentes foi o Projeto Ide, pois são irmãos que a meu ver tem buscado este equilíbrio.

 

Onde é que você quer chegar com isso? Você me pergunta.

 

Quero chegar à raiz do problema da divisão, que está muito longe das denominações. A criação de denominações é somente a conseqüência do verdadeiro problema.

 

O denominacionalismo não está em prédios, placas, cartório ou em outro lugar, na verdade a divisão está no coração de cada um de nós, como já citei acima muitos de nós possuem discursos belos, fabulosos e cheio de conteúdo “espiritual” a cerca da união, mas de que adianta termos discursos belos, nos chamarmos de igreja da cidade e agirmos de forma divisiva com os outros irmãos, achando que onde nós congregamos é o único lugar certo, que nossa liderança é perfeita e que os que não caminham da mesma forma que nós estão fora da visão ou ainda não encontraram a verdade. Cristo é a verdade, aqueles que encontraram o Senhor Jesus Cristo encontraram a verdade independente de vertentes doutrinárias.

 

“Porque , assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Rm 12.4,5)  

 

Como podemos dizer que cooperamos com a unidade da Igreja da cidade se muitas vezes falamos mal dos irmãos que estão nas denominações?

Como iremos marcar o mundo com o amor, se entre nós existe divisão?

Que amor é este que busca seus próprios interesses?

 

A divisão está DENTRO dos nossos CORAÇÕES!!!

 

Temos que dar uma basta nisso, pararmos de agir de forma divisiva.

 

“Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo,quer judeus, quer gregos,quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado a beber de um só Espírito.” (1 Co. 12; 12,13)

 

 

Para mudarmos este quadro temos que:

 

Primeiro, reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor da igreja, temos que nos submeter ao controle dele e deixarmos que ele nos guie através do seu Espírito e de sua Palavra.

 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14;6)

 

Segundo, nos arrepender do nosso mau proceder, mudar o caminho, parar de falar mal dos irmãos sendo eles denominacionais ou adenominacionais. Arrependimento significa mudança de mente. Temos que mudar nossa mentalidade divisiva e deixar que o Senhor ganhe nosso coração moldando nossa mente segundo a Sua mente.

 

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…”(Rm 12;2)

 

Terceiro, buscar um caminho de santidade, pois a santidade é ser um com o espírito de Jesus, se formos santos, estaremos cooperando com a unidade, esta é uma conseqüência da vida em santidade.

 

“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto na carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2 Co 7; 1)

 

Creio que existem três formas de união, elas são a uniões do corpo da alma e do espírito, pois cremos em nossa existência tricotômica. Nós podemos promover a união do corpo (físico) estando juntos e nos relacionado, e também a da alma quando escolhemos ser um com nossa esposa, mas só o Senhor Jesus pode promover a união espiritual, que é a mais importante dentre as três formas de união existentes.

 

Espero que venhamos a praticar o que temos aprendido do Senhor, que venhamos a cooperar com a unidade do corpo de Cristo em nossas cidades, que sejamos um assim como o Senhor Jesus é um com o Pai.

Pedro Quintanilha ><>

Anúncios

5 respostas em “A divisão está no coração

  1. Essa palavra é muito boa msm!!
    Muitas coisas nao acontecem em nossas vidas devido ao nosso foco errado!!
    Temos q aprender a tomar a responsabilidade para nos msms!!
    Perdemos muito tempo olhando para o problema,enquanto deveríamos buscar as soluçoes…
    Que isso se torne uma realidade na igreja!!Que nos venhamos a realmente viver isso..um so corpo,uma so igreja!!!
    Juntos somos a noiva do Senhor!!Juntos!!!

    Beijos amorr
    Que o Senhor continue te abençoando e usando…
    Que vc seja aprovado por Deus!!

  2. Oi, Maninho…

    Tu não é o cara, mas é filho Dele!!!

    Tava passeando pela net, mais especificamente pelo Orkut, e entrando no perfil de Daniel me deparei com o link do seu Blog. O dedinho do botão direito do mouse começou a coçar, e não teve outra. Aqui estou eu…

    Pedrão, nem ti conto! Tudo que vocÊ falou ai,(quer dizer tudo que o nosso Senhor Jesus, te usou para escrever aqui) era o que eu tinha que ler. Mano, nosso Deus é maravilhoso, vocÊ sabe que eu to fazendo minha monografia né? e que ela esta totalmente relacionada a esse assunto falado aqui? Se não sabia fique sabendo agora. Minha mono tem como tema: “A Formação de Uma Associação Missionário interdenominacional em Cabo Frio”. E um dos Principais Objetivos desta Associação seria extinguir a Divisão Eclesiastica (se é que podemos chamar assim) do Coração da cidade de Cabo Frio. E como eu já tinha falado, tem tudo haver com a sua postagem aqui no Blog.

    Adorei, Serviu muito pra mim, se eu pudesse citar o seu Blog na minha Mono eu Citaria agora…hehehe
    A partir de Hoje, passarei por aqui freguentemente… Abração Pedrão, Te amu cara!!!

  3. Pingback: A Divisão dos não sectários | Reino & Sacerdote

  4. Pingback: A Divisão dos não sectários | Reino & Sacerdote

  5. Pingback: Unidade: Pilar do Avivamento | Reino & Sacerdote

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s